A ultima parada na Turquia.
Saimos de Pamukkale bem cedo (como sempre) e fomos em direção à Kusadasi (o primeiro S tem cedilha e se fala Kuchadassi). No caminho, fomos conhecer a casa da Virgem Maria (Meryemana).
Esta é a casa da Virgem. Sair sozinha na foto em frente à porta é impossível!
A turma de pecadores enchendo garrafas com agua benta na esperança de limpar a barra.
Nem 100 mil litros resolveriam o caso.
Neste muro você pode colocar seu pedido à Virgem.
Não, eu não coloquei nenhum. Achei que iria sobrecarregar a Virgem.
Estava apenas amarrando os que estavam no chão. E pelos bilhetes já desbotados que vi, tem algum tempo que a Virgem não recolhe os pedidos.
Não, eu não coloquei nenhum. Achei que iria sobrecarregar a Virgem.
Estava apenas amarrando os que estavam no chão. E pelos bilhetes já desbotados que vi, tem algum tempo que a Virgem não recolhe os pedidos.
Achei esta placa o máximo! Estava na entrada do banheiro feminino.
O termômetro marcava 40 graus. Então, resolvemos visitar a fabrica de roupas em couro de ovelha, na esperança de que o sol estivesse mais amigável na saída.
As peças são lindas! Algumas realmente diferentes. Mas o diferencial está no couro. Há peças em que o couro tem 4 milimetros e pode pesar 150 gramas. A textura deste couro é de uma seda.
A negociação aqui não difere do resto das lojas ou fabricas. TEM QUE CHORAR!!!
Para exemplificar: Já havia eu escolhido um casaco muito bonito, fino, leve, que pode ser usado dos dois lados. Ai, passeava pela loja (que é imensa), quando encontrei um outro casaco com design unico.
O casaco custava 2325 liras. Eu vesti só para ver como ficava. O vendedor viu e começou a cutucar a calculadora. De nada adiantava dizer que não o levaria afinal, já havia comprado um. Sei que ao passar pela porta de saída, o casaco já estava em 1000 liras tendendo a baixar.
Quando lá chegamos, um desfile nos esperava.
Assim que o desfile terminou, dois modelos vieram com um bolo e cantaram parabéns para uma aniversariante e para os casais que estavam comemorando aniversario de casamento.
ÉFHESOS
Éfesos ou Éfes é uma das 7 maravilhas do mundo antigo, uma das maiores cidades em ruínas do mundo ocidental. Fundada no sec. IV a. C., por Lisímaco, sucessor de Alexandre, O Grande, foi o maior e mais importante porto do Mar Egeu, onde viviam cerca de 300 mil pessoas no auge, no séc. II d.C. Foi importante para difusão do Cristianismo, com Concilios de Trento, tendo seu declinio com o desaparecimento do mar. Após um terremoto, o mar recuou 13 Km. Anteriormente, no mesmo local, havia uma cidade grega do ano 1.000 a.C., centro de veneração da principal deusa da Anatólia, deusa Cibele.
Nike, deusa da Vitória.
Esta é a rua principal, onde ficavam as lojas caras.
Aqui, o banheiro público. Os escravos sentavam para esquentar a pedra para seus donos.
Biblioteca de Celso, é um espetaculo, construido entre 110 e 135 d.C. Foi atacada pelos Godos, passou por um incendio, terremoto e está lá, majestosa! Em sua fachada estão as deusas Sofia, da sabedoria, Areta, da virtude, Enoia do intelecto e Episteme, do conhecimento. Com altura de 16 m, originalmente eram 3 andares.
Durante as escavações, os arqueólogos descobriram um tunel que ligava a biblioteca à casa de protituição que havia do outro lado da rua.
"Querida, vou dar um filosofada ali e já volto!"
A rua que levava ao antigo porto.
Teatro de Éfhesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário