terça-feira, 31 de julho de 2012

1ª Ilha: PATMOS

Se quiser se informar a respeito da ilha

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/910.html

 A ilha vista do navio. Empolgação total!
 Depois de uma vida inteira desejando, finalmente vou pisar em solo grego!
 A entrada da Gruta de São João Evangelista.

 A vista é incrivel e o vento quase te carrega. 


Uma lojinha grega!!! O artesanato grego é muito diferente do turco.
Eu quase enlouqueci com os acessórios gregos.
O design é de outro mundo!

Olha só estas pinturas! O interior não pode ser fotografado.
É ouro do chão ao teto!


Saída em grego não é super fácil de ler?

Saindo da Turquia

Kusadasi foi a última parada na Turquia. 

O mar Egeu ao fundo é inspirador!
A turma toda na piscina se refrescando de um calor de 40.
O por do sol foi um presente de despedida.


O hotel La Vista faz juz ao nome!  

Daqui saimos para o cruzeiro pelas Ilhas Gregas.

 Entrada para o porto de Kusadasi.

 Antes do navio zarpar, há uma explicação de como proceder 
no caso da coisa sair um pouco do esperado.

 
Fazendo uma linha "To super acostumada" da série
"Se fui pobre, não me alembro".

 Dá para acreditar na cor deste mar?
É incrivelmente azul!



domingo, 29 de julho de 2012

Kusadasi

A ultima parada na Turquia.
Saimos de Pamukkale bem cedo (como sempre) e fomos em direção à Kusadasi (o primeiro S tem cedilha e se fala Kuchadassi). No caminho, fomos conhecer a casa da Virgem Maria (Meryemana).
Esta é a casa da Virgem. Sair sozinha na foto em frente à porta é impossível! 
 A turma de pecadores enchendo garrafas com agua benta na esperança de limpar a barra. 
Nem 100 mil litros resolveriam o caso.

Neste muro você pode colocar seu pedido à Virgem.
Não, eu não coloquei nenhum. Achei que iria sobrecarregar a Virgem.
Estava apenas amarrando os que estavam no chão. E pelos bilhetes já desbotados que vi, tem algum tempo que a Virgem não recolhe os pedidos.


Achei esta placa o máximo! Estava na entrada do banheiro feminino.
O termômetro marcava 40 graus. Então, resolvemos visitar a fabrica de roupas em couro de ovelha, na esperança de que o sol estivesse mais amigável na saída.
As peças são lindas! Algumas realmente diferentes. Mas o diferencial está no couro. Há peças em que o couro tem 4 milimetros e pode pesar 150 gramas. A textura deste couro é de uma seda. 
A negociação aqui não difere do resto das lojas ou fabricas. TEM QUE CHORAR!!!
Para exemplificar: Já havia eu escolhido um casaco muito bonito, fino, leve, que pode ser usado dos dois lados. Ai, passeava pela loja (que é imensa), quando encontrei um outro casaco com design unico. 
 O casaco custava 2325 liras. Eu vesti só para ver como ficava. O vendedor viu e começou a cutucar a calculadora. De nada adiantava dizer que não o levaria afinal, já havia comprado um. Sei que ao passar pela porta de saída, o casaco já estava em 1000 liras tendendo a baixar.

Quando lá chegamos, um desfile nos esperava.  
Assim que o desfile terminou, dois modelos vieram com um bolo e cantaram parabéns para uma aniversariante e para os casais que estavam comemorando aniversario de casamento.

ÉFHESOS
Éfesos ou Éfes é uma das 7 maravilhas do mundo antigo, uma das maiores cidades em ruínas do mundo ocidental. Fundada no sec. IV a. C., por Lisímaco, sucessor de Alexandre, O Grande, foi o maior e mais importante porto do Mar Egeu, onde viviam cerca de 300 mil pessoas no auge, no séc. II d.C. Foi importante para difusão do Cristianismo, com Concilios de Trento, tendo seu declinio com o desaparecimento do mar. Após um terremoto, o mar recuou 13 Km. Anteriormente, no mesmo local, havia uma cidade grega do ano 1.000 a.C., centro de veneração da principal deusa da Anatólia, deusa Cibele.


Nike, deusa da Vitória.
 Esta é a rua principal, onde ficavam as lojas caras. 
 Aqui, o banheiro público. Os escravos sentavam para esquentar a pedra para seus donos.

Biblioteca de Celso, é um espetaculo, construido entre 110 e 135 d.C. Foi atacada pelos Godos, passou por um incendio, terremoto e está lá, majestosa! Em sua fachada estão as deusas Sofia, da sabedoria, Areta, da virtude, Enoia do intelecto e Episteme, do conhecimento. Com altura de 16 m, originalmente eram 3 andares.
Durante as escavações, os arqueólogos descobriram um tunel que ligava a biblioteca à casa de protituição que havia do outro lado da rua. 
"Querida, vou dar um filosofada ali e já volto!"

 A rua que levava ao antigo porto.
Teatro de Éfhesus.

Göreme - Capadocia


Havia 3 vulcões, Eriyes, Hasan e Melendiz que cuspiram lava, do alto de seus quatro mil metros de altitude, por milhares de anos, na Anatólia, região central da Turquia. O trio, associado à força da erosão - do vento e da chuva, principalmente - e da ação do tempo, esculpiu um cenário único no mundo.

A região da Capadocia já foi habitada há milhares de anos por várias civilizações, como os Hititas e outros povos originários da Europa e Ásia Menor.


  Existem entre 400 e 600 igrejas na região, muitas delas escavadas em rochas, super  interessantes de visitar. As mais antigas datam do século VI, embora a maior parte seja dos séc. X e XI, o período que vai desde o fim das incursões árabes, até a chegada dos seljúcidasa dos selúcidas.


 O Göreme Open Air Museum (Museu a Céu Aberto), Patrimônio Mundial da UNESCO,  próximo ao centro de Göreme, (1,5 Km) em uma colina, encontram-se dezenas de monastérios, capelas e igrejas do período Bizantino, a maioria do séc. X, XI e XII, cavadas nas rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha e na técnica do afresco.

http://www.vamosparaturquia.com.br/capadocia.html  
http://oglobo.globo.com/boa-viagem/baloes-cidades-subterraneas-na-capadocia-terra-de-sao-jorge-na-turquia-2792850 

Göreme Onyx  

Fabrica de jóias onde se encontram peças ao estilo dos Otomanos e replicas do Harem. Ouro, prata e claro, turquezas divinas. Aqui estou servindo de modelo assistente para a vendedora BRASILEIRA. Esta pulseira é confeccionada em fios de prata e seda e passada a ferro. Extremamente flexivel e bonita! 


 Enquanto davamos um passeio nas banquinhas de "coisinhas",
 uma mulher nos ensinou a colocar o lenço, que por sinal é um charme!

 CHAMINÉS DAS FADAS


Este é o resultado da erosão sobre as rochas vulcanicas. A parte mais clara é formada pelas cinzas que é mais porosa e portanto, mais  facil de ser desgastada. A parte superior é formada pela lava.


FABRICA DE TAPETES - KONYA

Estas mulheres são as responsáveis pela confecção dos tapetes. Ficam sentadas assim por 5 horas, 5 dias, para confeccionar um tapete que pode levar até 2 anos para ser concluído. Mas, até que o fio chegue a elas, leva um tempo. 


 Se for um tapete de seda, primeiro retiram o fio do casulo do bicho da seda, fia e tinge. O tingimento pode levar semanas.
Vi um tapete de seda maravilhoso, ganhador de um premio que custava 140 mil euros!!!!!! Mas devo confessar que valia cada centavo de euro.


Na fabrica de tapetes é uma encenação só. Os caras fazem quase uma coreografia para mostrar os tapetes.
Agora uma verdade seja dia, os turcos são comerciantes até a raiz do cabelo! Não tem preguiça de mostrar 300 tapetes se você quiser. E se, ao final de negociação você ainda tiver dúvidas, começa tudo novamente. Eles voltam na primeira sala e tiram mais uns 20 tapetes. E a negociação? Caraca! Parece que nunca terá fim. Você tem que ter estomago para negociar com eles. Eles dão o preço, que é 100% acima do valor real. Ai você chora, eles cutucam a calculadora e cai 100 euros. E mais uma chorada, outra cutucada e mais 100 euros. E assim vai até que você acha que tá fazendo um bom negocio. Mas está na duvida e faz que vai embora. Agradece e vai saindo. Eles esperam a té quase a ultima sala e oferecem mais um descontinho. No final, você tem quase 50% de desconto. Claro que eles não estão te dando o tapete mas, você sai com a sensação de que fez um puta negocio.

CIDADE SUBTERRÃNEA NA ANATÓLIA CENTRAL.

Estas moradias serviam de refugio aos cristãos contra a perseguição romana. Quando sabiam de uma investida romana, se escondiam nestas cidades que podiam ter até 11 andares. Ali, eles mantinham os animais, a comida e uma vida relativamente normal. Esta situação podia durar semanas e até meses. 
São tuneis muito estreitos, teto baixo e um ar fresco garantido pela rocha porosa. 
Nos tuneis havia portas redondas feitas em pedra. Quando um soldado romano entrava no tunel, a porta era fechada e nao era possivel abri-la pelo outro lado. Então.... Bye soldado romando!



MUSEU DE MEVLANA - KONYA

Konya: é a cidade mais religiosa da Turquia e a patria do Sufismo.
- Mevlana: Mistico poera pera que difundiu o Sufismo e criou a Ordem dos Dervixes Rodopiantes. Doutrina: Tolerancia, Compreensao e Misericordia. No Museu sao expostos manuscritos, tapetes, instrumentos musicais e no seu interior a sepultura do Mevlana e seus parentes. As sepulturas sao cobertas por um grande tecido de veludo ornamentado a ouro.


Sufismo: é a corrente mística e contemplativa do Islão. Os praticantes do sufismo, conhecidos como sufis ou sufistas, procuram uma relação directa com Deus através de cânticos, música e danças. A cerimônia começa com a leitura do alcorão. Ha um cerimonial para a entrada dos dervixes e entrada do sheik. Os dervixes então retiram o manto que cobre sua roupa branca como um gesto de desfazer-se das coisas que os ligariam ao mundo terreno. Um a um com os bracos entrelaçados ao peito aproximam-se do sheik, se curvam e beijam sua mão e começam a rodar.A musica toca em ritmo de êxtase e os dervixes rodam por volta de 10 minutos. Esta seqüência se repete por 4 vezes. Ao rodar uma mão esta virada para cima e a outra para baixo, simbolizando a bênção do céu e a comunicando a terra. 


PAMUKKALE- 
CASTELO DE ALGODÃO


Piscinas de águas termais que saem de rochas calcárias. 
A paisagem é incrivelmente linda! 
E o calor é infernal! Some o calor com o reflexo... Dá uns 300 graus. E aquele povo rosa saindo das piscinas em pelo sol de 2 da tarde! 


HIERÁPOLIS

As ruínas da cidade romana de Hierápolis estendem-se por vários quilómetros em redor, com teatros, fóruns e especialmente interessante uma enorme necrópole cristã com centenas de túmulos, alguns deles já meios enterrados pela calcite. Acontece que com Pamukkale ali ao lado, as ruínas, mesmo sendo muito boas tornam-se secundárias.





sábado, 28 de julho de 2012

Capadocia - Casa de São Jorge




Entramos por um tunel escavado na rocha vulcânica que nos conduz à uma cidade construidas na pedras.


Essa peça raríssima fica lá esperando os grupos para tirar fotos.




Dentro destas cavernas há mesa para refeiçoes e bancos esculpidos nas pedras. A temperatura lá dentro é muito agradavel. Especialemente quando do lado de fora está 40 graus.



Dentro destas cavernas há pinturas nas paredes feitas pelos cristãos.
Nesta época, o cristianismo não era reconhecido e eram perseguidos seus seguidores.